sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Antivirais para HCV

O Ministerio da Saúde fez um Protocolo em março de 2018 e até hoje não disponibilizou tratamento para pacientes portadores de HCV genótipo 3, 2 ou qualquer genótipo com cirrose Child B, onde Inibidor da protease é contraindicado.
Novo Protocolo foi liberado em novembro de 2018 e também sem tratamento liberado. Recentemente o Ministerio da Saúde comprou o genérico do Sofosbuvir(sem estudos clínicos ) e o Daclatasvir( droga que não se usa mais no mundo evoluído) por 2500 dólares por tratamento com duração de 12 semanas e deixou de comprar a associação do Sofosbuvir oficial com Velpatasvir, esquema pan genotipico de 3a geração com muitos estudos para respaldar seu espaço terapêutico, por 1500,00 dólares.
Esta escolha não tem suporte científico e parece não ter suporte financeiro também.
Porque um genérico desconhecido em vez do produto original mais barato?
Dizem que esta negociação foi melhor que a anterior. Bem, a anterior gastou próximo de 4000,00 dólares por tratamento, mas não é esta comparação que interessa em sim a do momento atual entre 2500,00 dólares com o genérico versus 1500,00 dólares com o oficial de 3a geração.
Enfim, estas situações muito complexas são difíceis  de serem avaliadas por pessoas apenas técnicas, mas esperamos que algum tratamento chega na ponta para os nossos pacientes, que esperam há quase 01 ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário